quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Lendas de Sosa


 João Pedrogam, 2001

Faz síntese histórica sobre a freguesia de Soza citando a anterior monografia de Manuel de Almeida, acrescentando capítulo sobre a Ordem dos Ermitas de Santa Maria de Rocamador. Informa sobre o desaparecido pelourinho de Soza, também descrito por Manuel dos Santos Costa na monografia de 1931. 
Resume com pouca informação as Capelas de São Sebastião, da Senhora do Encontro, informando erroneamente que a igreja paroquial de São Miguel de Soza também é conhecida por igreja de Nossa Senhora dos Anjos, confundindo a invocação  de anterior capela existente perto do Cruzeiro de Soza.
Informa sobre a Capela de Nossa Senhora do Pilar da Lavandeira (p.28) explicando a sua ligação a São Tiago, corroborando que a imagem existente em Capela privada primitiva da família Ribeiro, a imagem em pedra do século XV será um São Tiago e não um São Roque, como aparece referido; sobre a Capela de São João Baptista do Fontão; Capela de Santo Inácio de Antioquia do Boco; e Capela de Nossa Senhora da Graça de Salgueiro. Dá informação sobre os fontanários da freguesia, azenhas, associações religiosas, párocos, Casa da Pedricosa, costumes e tradições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.