Capela de São Sebastião / Senhor dos Passos de Soza

1687

A Capela de São Sebastião, também denominada do Senhor Jesus dos Passos de Soza, data de 1687. É uma das mais antigas da freguesia, marcando os percursos processionais que partiam da igreja paroquial de Soza pela rua principal.

O seu retábulo é um dos poucos retábulos barrocos sobreviventes no município de Vagos, datado do último quartel do século XVIIII, albergando no camarim a imagem processional do Senhor Jesus dos Passos, ladeada pelas imagens góticas em calcário de São Brás e São Sebastião.

Nesta capela funcionou a Irmandade das Almas e Senhor dos Passos, com estatutos aprovados em 15 de março de 1868.

A festa em honra de São Sebastião é celebrada no último domingo de janeiro, precedida de novena rezada na capela, fazendo-se a tradicional prova de papas de abóbora no dia final. A festa e procissão do Senhor dos Passos, ou do Encontro, realiza-se no terceiro domingo da Quaresma.

Cronologia:

1708 – A capela é descrita pelo Pe. António Carvalho da Costa, na sua corografia, como ermida de Nossa Senhora do Pranto.

1721-05-24 – É referida pelo reitor Simão Ferreira de Aguiar na informação paroquial da Vila de Vagos como capela do povo.

1758-05-24 – A capela é referida pelo reitor de Soza, Tomé do Sacramento e Brito, como capela do mártir São Sebastião ‘na estrada da Vila, à qual não acodem romagens e pertence ao povo da mesma Vila a sua conservação e reparo.’

1782 - Informação de que a capela de São Sebastião do lugar de Soza estava em ruínas.

1853 – A capela de São Sebastião beneficiou de uma reparação.

1865 – Execução dos cinco painéis a óleo sobre tela, pintados por Vicente Ferreira da Fonseca Vidal, representando diferentes passos da paixão de Cristo.

1886 - Obra de requalificação, arrematada a António Vieira Neves, sendo a capela alteada com adobes e forrada em forma de cinco painéis devidamente modelados, com ombreira da porta de pedra no estilo gótico e feito um púlpito da mesma pedra.

1918 – Construção do coro-alto.

1961-01-25 – Obra de beneficiação promovida pela irmandade dos Passos de Soza, sendo nesta data policromado a branco o retábulo-mor.

1982 - Obra de beneficiação com colocação de chão em tijoleira vidrada e lambrim de azulejo policromo.

___________________

IPA.00035991 - Entroncamento da Rua Francisco de Almeida Brito e Travessa dos Paradas

Portugal, Aveiro, Vagos, Soza

Hugo Calão, novembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.