Capela de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes do Lombomeão

1927

A Capela de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes do Lombomeão iniciou a sua construção em 1927, ficando terminada em 8 de novembro de 1931.

Templo vasto, com torre sineira centrada na fachada enquadrada por frontão interrompido, apresenta portal e janelas com arcos em ogiva de inspiração neogótica, com pequena rosácea circular na altura do coro. O interior apresenta arco cruzeiro ogival, enquadrando o retábulo da capela-mor, mostrando tela no camarim alusiva à devoção ao Santíssimo Sacramento, datada de finais da década de 50 do século XX. Está enquadrado pelas imagens de São Nuno de Santa Maria, da autoria de José Ferreira Thedim de 1939, e Virgem do Rosário de Fátima. Nos ângulos do arco cruzeiro expõem-se nos retábulos colaterais, à esquerda, a imagem do Sagrado Coração de Jesus de 1941, ladeado de São José e do Menino Jesus e,  à direita, a imagem da Virgem de Lurdes de 1931, ladeada das imagens de Santo António e Santa Teresa de Lisieux.

Foi requalificada entre setembro de 2008 e fevereiro de 2010, revestindo-se o interior com lambrim de pedra calcária, aplicando-se na nave dois lustres de cristal e instalando-se duas telas, de grande dimensão, da autoria do pintor José Carvalho Guimarães (Aparição de Nossa Senhora de Lurdes a Santa Bernardette Soubirous e Aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque.)

O início do culto no lugar teve início em capela particular dedicada a São José, propriedade em 1900 do padre Joaquim da Rocha, professor da escola primária em Vagos.

A festa em honra da São Nuno de Santa Maria e Nossa Senhora de Lurdes realiza-se no segundo domingo de setembro.

___________________

Rua da Capela

Portugal, Aveiro, Vagos, União das freguesias de Vagos e Santo António

Hugo Calão, novembro de 2022

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.