Capela de Santo Inácio do Boco

Século XVII | 1723 | 1868 | 1957

A Capela de Santo Inácio de Antioquia do Boco foi reconstruída em 1723, ampliada em 1868, data inscrita no portal, e remodelada em 1957, com projeto de arquitetura e caderno de encargos assinado pelos arquitetos Manuel Ribeiro e Eduardo Dinis da Silva de 15 de junho de 1954.

A primitiva capela terá sido construída no início do século XVII, sendo de destacar a sobrevivente imagem de Santo Inácio de Antioquia, do século XVI-XVII, e as imagens seiscentistas em calcário policromado, de Santo Inácio de Antioquia e de Nossa Senhora das Candeias.

A festa em honra de Santo Inácio de Antioquia do Boco celebra-se no primeiro fim de semana de fevereiro.

Cronologia:

1144- Referência ao lugar do Boco pelo escambo que o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra fez, com Martim Pais “Talhavias”, de duas vinhas no Boco e dez morabitinos por metade de uma herdade em Taveiro

1527- No cadastro feito à Vila de Soza refere-se que tinha de termo, para a parte de Ílhavo, meia légua; um tiro de besta para a Vila de Vagos; um quarto de meia légua para o lado de Aveiro; um terço de meia légua para Nariz. Partia com Vagos, Aveiro e Ílhavo. No termo existiam as azenhas de Lavandeira, Boco e Fareja e a aldeia de Mamarrosa.

1708 – O lugar do Boco é descrito pelo Pe. António Carvalho da Costa, na sua corografia, com uma ermida de Santo Inácio.

1721-05-24 – É referida pelo reitor Simão Ferreira de Aguiar na informação paroquial da Vila de Vagos como capela do povo.

1723- Data da reconstrução da capela de Santo Inácio do Boco.

1747-09-08 – A visita efetuada a esta capela refere que o altar do Glorioso Santo Inácio do Boco necessitava de ser todo forrado com madeira, de uma banqueta com dois castiçais e cruz, de uma pedra de ara nova que encaixe no altar e de umas galhetas e prato de estanho.

1751- Foram reparadas as paredes, por dentro e por fora, e reparado o telhado.

1758-05-24 – A capela é referida pelo reitor de Soza, Tomé do Sacramento e Brito, como ermida de Santo Inácio Bispo e mártir, com festa no primeiro dia do mês de fevereiro. ‘Concorre muita gente de romagem à dita Ermida, e há mercado no mesmo dia ao pé dela em que se vendem coisas comestíveis, e esta dita Ermida se acha situada dentro do lugar do Boco e pertence aos moradores dele, que estão obrigados à sua conservação e reparo; junto ao mesmo lugar há um vale que tem em si catorze azenhas que são de diversos donos e moem com as águas de duas nascentes.’

1868- Erigiu-se uma nova capela no lugar do Boco de invocação a Santo Inácio de Antioquia, sendo sepultada dentro da capela a 5 de setembro no mesmo ano Sebastiana de Jesus Freire.

1906 – Obra de requalificação da capela, alteando-se o campanário.

1957-06-10 - Foi aprovado o projeto para ampliação da torre da capela, procedendo-se no ano seguinte a uma reparação geral, construindo-se o alpendre da fachada, sendo adquiridos dois sinos.

___________________

IPA.00008671 - Lugar do Boco

Portugal, Aveiro, Vagos, Soza

Hugo Calão, novembro de 2022


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.